Aula: Ações de enfermagem na detecção precoce docâncer infantil


Thainan Lopes Seara
Acadêmica do 5º semestre de Enfermagem da UESC



Olá pessoal! No dia 10/05/2011 aconteceu minha apresentação acerca das ações de enfermagem na detecção precoce do câncer infantil. Apesar de ser uma aula pequena, a mesma é de extrema importância principalmente para os estudantes e profissionais da área. Sua relevância se baseia no fato de que, com a garantia do acesso das crianças e adolescentes aos serviços de saúde, o (a) enfermeiro (a) inserido nesse contexto deve ter a capacidade de análise, crítica e avaliação, para poder assim suspeitar de um possível câncer, sabendo encaminhar essas suspeita o mais rápido possível para níveis de atenção especializada.
A partir desse encaminhamento então, deve ser realizado o diagnóstico de forma imediata, pois o atraso no diagnóstico associado ao atraso da instituição de um tratamento adequado pode acarretar inúmeras conseqüências desfavoráveis na faixa etária pediátrica. Portanto, podemos afirmar que o profissional da Enfermagem é peça indispensável na detecção precoce do câncer infantil.
Fiquei bastante feliz e confiante quando recebi este tema para apresentar. Durante a elaboração da aula apenas fiquei apreensiva pelo fato do tema ser pequeno e de rápida abordagem. Mas no fim deu tudo certo. Acredito que o fato de ter facilidade para falar em público me ajudou bastante, estava super tranqüila! Fiquei bastante motivada também com os elogios que recebi acerca da aula, espero conseguir dar o meu melhor em todas as atividades que o NEOOP nos disponibiliza!

1 Response to "Aula: Ações de enfermagem na detecção precoce docâncer infantil"

  1. Emanuele Silvestre says:
    12 de setembro de 2011 às 08:40

    Olá. estou fazendo uma pesquisa dentro desta temática, e também estou sentindo dificuldades em encontrar fontes referentes ao assunto. Gostaria de saber os pontos que foram abordados nesta apresentação.

    Emanuele Silvestre

Postar um comentário