Proliferação celular e mecanismos de controle







Ramone Porto Gomes
Acadêmica do 2º ano de medicina


Na terça-feira, dia 3 de maio, apresentei um trabalho no grupo do NEOOP sob o tema “Proliferação celular e mecanismos de controle” um tema básico para um grupo de estudos em oncologia pediátrica, pois o próprio conceito de câncer dado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) diz que é um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.
Em virtude do, relativamente, extenso e profundo conhecimento científico sob o tema do trabalho tive muitas dúvidas acerca do nível de aprofundamento que deveria dar ao tema, pois o tempo para a apresentação é curto e o público um tanto heterogêneo quanto ao seu enfoque na área da saúde humana. Acabei tentando optar por um nível intermediário.

“Tive um bom tempo para preparar e consegui estudar bem o conteúdo, entretanto, apesar de muito estudar, meu nervosismo era bastante evidente. Comecei explanando sobre o ciclo celular e falando acerca da importância da continua e ordenada proliferação celular simplesmente para a manutenção da vida. Segui explicando as fases do ciclo celular (G1, S, G2, M). Sendo as fases mais importantes a S onde ocorre a duplicação do material genético e a M quando acontece a divisão celular propriamente dita. Citei também que as fases G1 e G2 são intervalos entre as primeiras fases referidas onde as células obtêm o tempo necessário para crescer e monitorar o ambiente.
A seguir apresentei um breve resumo acerca das fases da mitose e então comecei a falar do controle do ciclo celular realizado por um grupo de proteínas regulatórias que governam o avanço do ciclo através de uma série coordenada de mudanças bioquímicas. Destaquei a grande importância deste sistema de controle, pois regula o número de células nos tecidos do corpo, podendo seu mau funcionamento resultar em câncer. Explanei os pontos de checagem do ciclo celular além de um grupo de proteínas que são as principais responsáveis pelo controle do ciclo, elas são denominadas Quinases dependentes de ciclinas (Cdk).
Finalizei falando da relação entre os genes e o câncer, conceituando e exemplificando proto-oncogenes, oncogenes e genes supressores de tumor.
Essa foi minha apresentação, no geral minha avaliação é positiva, só espero na próxima conseguir manter o alto controle e não transparecer tanto minha ansiedade.

0 Response to "Proliferação celular e mecanismos de controle"

Postar um comentário