Aula de Hematopoese








Gonçalo de Cássia Meira Assis
Acadêmico do 2º ano de Medicina da UESC



Nessa última terça-feira (03/05/11), em meio a uma sala lotada e sob o olhar dos mais bem capacitados profissionais médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social e estudantes de medicina, enfermagem e psicologia, apresentei o meu primeiro trabalho que se intitulava “Hematopoese”. Em prol da compreensão da apresentação, dividi a aula em duas partes: a primeira abordava os aspectos da Hematologia, no que abrange o sangue enquanto tecido e as funções singulares de seus elementos constituintes - porção celular e acelular - e, a segunda, de forma específica, abordava a Hematopoese."

Confesso que, nos minutos que antecederam a apresentação as minhas mãos tremiam. Os primeiros minutos de falação, também. Depois, relaxei. Aquela ansiedade que era forte e inegável desaparecia à medida que o tempo passava. Meu objetivo era explicar a hematopoese de uma forma clara e compreensiva, uma vez que o entendimento desse fenômeno de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos do sangue, era subsídio para o entendimento dos demais seminários que, futuramente, seriam apresentados pelos outros integrantes do NEOOP.
No que compreendia a hematologia, primeira parte apresentada no seminário, destaquei os elementos figurados do sangue que são: as hemácias (glóbulos vermelhos) sua função de transporte de oxigênio e parte de gás carbônico pela hemoglobina, aspectos morfológicos, a meia-vida, a quantidade na circulação e, por fim, algumas alterações morfo-fisiológicas; os leucócitos (glóbulos brancos), sua função imunológica ou de defesa do organismo, a diferenciação em leucócitos mononucleares e polinucleares no que condizem os aspectos morfológicos, a meia-vida e a quantidade de leucócitos num determinado volume de sangue; as plaquetas, suas funções envolvidas na hemostasia, trombose e coagulação, aspectos morfológicos, a meia-vida, e por fim, destaquei os valores referenciais da quantidade de plaquetas no sangue.
No que compreendia a hematopoese, segunda parte explorada no seminário, baseei a apresentação nos ensinamentos da professora Therezinha Ferreira Lorenzi, no seu livro de título “Manual De Hematologia - Propedêutica E Clinica”. Ficou abordado a teoria da Stem Cell na gênese do sangue, a definição dos períodos da hematopoese e órgãos hematopoéticos, a função e importância dos órgãos e tecidos hematopoéticos, fatores estimuladores e inibidores (fatores de crescimento, e citocinas), microambiente medular, estroma medular, etapas de maturação, e por fim, as subdivisões da hematopoese – eritropoiese (processo de formação das hemácias), mielopoiese (processo de formação de células granulocíticas - eosinófilos, basófilos e neutrófilos), monopoiese (processo de formação dos monócitos), linfopoiese (processo de formação de linfócitos) e, por fim, trombopoiese (processo mediante o qual se geram as plaquetas)
Esse trabalho foi construído com imenso carinho e dedicação. Considero de forma positiva todo o conjunto da apresentação, sobretudo a forma como foi explorada a dinâmica do processo hematopoiético. Aliás, a hematopoese, por ser um processo tão belo e ímpar, poderia ser chamada de "Hematopoesia".

0 Response to "Aula de Hematopoese"

Postar um comentário