Leucemia Mielóide Aguda





Luan Montalvão Galvão
Acadêmico do 2º ano de Medicina da UESC



Na terça-feira passada, dia 24 de Maio de 2011, apresentei uma aula expositiva sobre o tema: "Leucemia Mielóide Aguda (LMA)."
Por ser um assunto bastante complexo e amplo, tive receio de criar uma exposição enfadonha e desgastante, visto que para se compreender a doença em questão são necessários alguns conhecimentos específicos de genética, citologia, imunologia. Para tanto, busquei resgatar os assuntos expostos nas aulas dos outros colegas nas semanas passadas para ir, aos poucos, construindo o conhecimento junto com a platéia.

Mesmo com o nervosismo inerente a todos os iniciantes do Neoop, creio que consegui apresentar o tema de forma satisfatória, indo desde a epidemiologia da LMA até desafios futuros a respeito dessa doença, passando por alguns fatores de risco ambientais (ex: uso de agentes alquilantes e certas drogas quimioterápicas prévias) e herdados (ex: Síndrome de Down), fisiopatologia (com ênfase nas mutações que causam a LMA), critérios de classificação da doença - morfologia celular, citogenética, imunofenotipagem - quadro clínico, achados laboratoriais, tratamento e prognóstico favorável ou desfavorável.
Os elogios por parte dos ouvintes me deixaram muito satisfeitos com a minha apresentação, e as críticas pontuaram também algumas deficiências a corrigir para as próximas exposições, como: tomar cuidado com a velocidade da fala e evitar olhar para baixo enquanto apresento. Mas, no geral, percebi que compreendi o assunto e soube passar de maneira didática para os demais participantes do Neoop.

0 Response to "Leucemia Mielóide Aguda"

Postar um comentário